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TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





segunda-feira, 1 de março de 2010

Técnica do Salto Triplo

O salto triplo é muito útil numa avaliação de final de semestre ou de unidade, quando a turma já está bem integrada e possui um bom conhecimento do assunto a ser fixado. Porém, grande parte do sucesso da técnica está na escolha de uma boa situação-problema por parte do professor.

1. Das vantagens da técnica, salientamos:
• três oportunidades de avaliação e três notas numa mesma atividade;
• compartilhamento da avaliação entre professor e aluno;
• demonstração das habilidades requeridas na futura vida profissional do aluno (assertividade, capacidade de resolver problemas dentro de um prazo exíguo e capacidade de julgamento);
• trabalho individual ou em grupo (nesse último caso, a tempestade cerebral pode ser utilizada pelo grupo como técnica auxiliar).

2. Descrição da atividade:

Na 1ª. etapa, o aluno recebe uma situação-problema e elabora 3 questões relevantes para sua solução real, baseado no conteúdo já estudado e sem consulta.
Nessa etapa, pela profundidade das questões, serão avaliados a visão de mundo e o conhecimento adquirido sobre o assunto;

Na 2ª etapa, das 3 questões elaboradas, o aluno escolhe uma para responder, justificando a opção. Ele terá 24 horas para solucionar o problema com uma resposta “concreta”, consultando banco de dados, especialistas, periódicos etc.
Nessa etapa, o aluno treina sua capacidade de resolver problemas, detectando soluções prováveis e escolhendo a possível. A obrigatoriedade de uma resposta real faz com que ele mobilize seu conhecimento acadêmico de forma prática em benefício da sociedade. A exigüidade do tempo treina sua assertividade. O aluno deve apresentar sua alternativa ao grande grupo o mais “profissionalmente” possível.

Na 3ª etapa, o aluno recebe do professor uma folha com, no máximo, 5 perguntas sobre a mesma situação-problema. Essas perguntas serão escolhidas entre as apresentadas, e poderão ter sido aperfeiçoadas ou não pelo professor.
Nesta fase, o aluno se utiliza da consulta anterior e das apresentações dos colegas para resolver o problema por escrito. Não sabendo que perguntas o professor escolherá, o aluno terá que interagir com seus pares e assistir às apresentações para obter subsídio de escolha das melhores alternativas, podendo ser as suas ou não.

(Texto ampliado de CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Mª Eugênia (orgs.) Temas em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. p. 181)

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