Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 19 de março de 2010

Newsletter nº 03: A Culpa é Sua!

Caro Professor:

 Tive um professor de Matemática cujo vizinho adorava o cantor Roberto Carlos. Todos os dias, à tardinha, justamente quando ele chegava de suas aulas para um “terceiro turno” com seus problemas domésticos, ainda pensando em situações profissionais, lá estava o vinil, de novo, tocando “Detalhes”. A música se repetia por horas a fio, “a culpa é sua” embalando o cochilo no sofá, até que o refrão se instalou no inconsciente!

             De lá para cá, a situação não mudou muito: sempre que algo vai mal em Educação, o professor é responsabilizado. “Médico é quem cura, vendedor é quem vende; se houve reprovação, a culpa é do professor”, esse é o mote. 

             Tem algum remédio para essa crença? Bem, ela é consequência de séculos nos quais fomos vistos como o centro do processo ensino-aprendizagem; ensinar era ser deus e diabo ao mesmo tempo. Não sei se algum dia ela vai acabar. Mas, que tal darmos uma mãozinha? Como? Dividindo, com nosso aluno, a responsabilidade pelo processo de ensino-aprendizagem, pelo menos, meio a meio. Assim, avançamos mais rápido no conteúdo, a avaliação é mais completa e ainda economizamos energia, concorda comigo? Resumindo: Dividimos a responsabilidade quando centramos o ensino-aprendizagem no aluno, ele próprio construindo o seu conhecimento.

 Quer um exemplo? É início de semestre letivo. Aproveitemos o entusiasmo dos calouros! A tentação de abrir o livro, olhar o índice e formar equipes para “fazer seminários” é enorme!  Seminários é uma boa ideia! Mas, o que é mesmo um seminário? Seminário e apresentação de trabalhos: qual a diferença?

 Pensando em ajuda-lo, professor, estou lhe enviando a técnica do seminário como alternativa em sala de aula. Acredite: ela existe para facilitar a sua vida. Clique  AQUI e confira.
Bom final de semana e bom descanso. 
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE     

Nenhum comentário:

Postar um comentário