Você conhece essas técnicas, atividades ou tipos de material? Quais deles você costuma utilizar em sua aula? Quais são aplicáveis à sua disciplina? Por favor, escreva S (conheço), U (utilizo), A (aplicável) nas respostas abaixo.
Docente:_________________________________________
Disciplina: _______________________________________
( ) categorização e classificação de itens (animais, plantas, produtos etc)
( ) coleta de material (da natureza, vídeos, fotos e animações na Internet, etc)
( ) trabalho em dupla
( ) produção ou exibição de vídeo clips e slides
( ) canções (escuta ou paráfrase)
( ) jogos de tabuleiro, lógica e quebra-cabeças
( ) atividades de campo (zoológicos, museus, restaurantes etc)
( ) debates, fóruns e seminários
( ) projetos individuais
( ) anotação de aulas e produção de questionários
( ) produção e interpretação de dados estatísticos
( ) tempestade cerebral
( ) oficinas
( ) tarefas para casa
( ) produção de textos (artigo científico, resumos, críticas etc)
( ) palavras cruzadas e caça-palavras
( ) modelagem de peças anatômicas ou similares
( ) recomendação de bibliografia pelo aluno
( ) elaboração de perguntas em circuito
( ) construção ou utilização de mapas, desenhos e maquetes
( ) grupo de verbalização/grupo de observação
( ) produção de material ilustrativo do assunto (cartazes, power points, animações etc)
( ) journal (reflexões pessoais sobre o tema)
( ) atividades de autoavaliação
( ) equipes permanentes de trabalho
( ) estudo de casos ou resolução de problemas
( ) histórias envolvendo problemas com números
( ) apresentação de trabalho em equipe (todos falam de todos os tópicos; não existe “minha parte, tua parte”)
( ) elaboração de cardápio, roteiro de viagem etc
( ) softwares para construção de mapas mentais e vídeo clips.
Referência Bibliográfica
Alternativas propositivas no campo da avaliação universitária: Por que não? IN CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. p. 178-181
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário