Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





terça-feira, 16 de março de 2010

Newsletter nº 02/10: "Espelho, espelho meu!"

Olá, Caro Professor!

Nosso comentário da semana é sobre a nossa auto-imagem profissional.

Nessa época de "o importante não é ser, mas parecer", marqueteiros de plantão e misses com mais de 18 cirurgias plásticas, será que nossa auto-imagem profissional corresponde à realidade? Claro que, depois de um certo tempo, já somos maduros o suficiente para não mais desejarmos ser "vitrines" (até porque, vitrine é sensível a pedras, certo?). A fase do professor ídolo já ficou para trás nos tempos heroicos do ínicio de nossa carreira; já construímos um saudável conceito de nós mesmos e não nos impressionamos tanto com as "pesquisas de opinião"; nossos pés já estão firmes no solo o bastante para entendermos que, mesmo usando de racionalidade em determinadas situações, empatia existe dos dois lados (professor e aluno) e ninguém é unanimidade em parte alguma. Isso por causa de um único fato: somos humanos.

Mas, e se nós tivéssemos que contratar a nós mesmos como professores de nossa própria universidade? Seríamos os escolhidos? E quais seriam os critérios dessa escolha? Daríamos preferência ao professor burocrata (pontual, entrega as notas em dia, não falta nem no dia do casamento, ... ), ao professor técnico (competente a toda prova, experiente, atualizado, ...) ou ao professor "bem-amado" (excelente relacionamento com o aluno, não reprova ninguém, vem pra aula quem quer)? Exageros à parte, qual seria o ponto de equilíbrio de um profissional de ensino?

Como simples sugestão, deixo aí embaixo um questionário de autoavaliação docente* (sem retorno). Claro que outros pontos poderiam ser acrescentados (vc mesmo pode acrescentar)! Trata-se, apenas, de um "ponta-pé inicial" para nossa reflexão.
Bem, por hoje é só. Apareça no blog para um zinho! (www.assuntoseducacionais.blogspot.com)
Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE
*********************************************************************************
* O questionário Autoavaliação do Professor encontra-se em Arquivos do Blog, à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário