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TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





quarta-feira, 3 de março de 2010

Técnica de Perguntas em Circuito com Apresentação

Objetivo: Analisar um texto em profundidade.
Pré-requisito: leitura antecipada de um texto médio.
Participantes: turma de 40 alunos universitários e professor.
Material mínimo: texto, folha de ofício e caneta para todos os grupos (podem ser utilizadas novas tecnologias para apresentação).
Tempo: 2 horas - 2 horas e 30 minutos (se realizada no mesmo dia).
Papel do professor: coordenar os trabalhos, marcar o tempo e “legitimar” as respostas (ele acompanha o processo, examinando as variantes e valida a conclusão).
Vantagens: a) menos desgaste físico para o professor;
b) maior participação do aluno na produção do seu próprio conhecimento;
c) avaliação mais acurada: com uma única técnica, o professor poderá atribuir 03 notas sem “acumular papel” algum, e com um questionário de 16 perguntas já construído, sortear as questões de prova (4ª. nota).
Critérios de avaliação: a) a relevância das perguntas;
b) a propriedade das respostas;
c) a qualidade da apresentação (capacidade de cada grupo na análise das respostas dos colegas e uso de novas tecnologias).

1ª. Fase: Elaboração de Questões

1. Divide-se a turma em pequenos grupos sentados em circuito (máximo de 5 pessoas), numerando-os e entregando a cada um deles 01 texto e 01 folha de ofício.
2. Cada grupo terá 10 minutos para elaborar duas questões relevantes para o estudo do assunto na sua respectiva folha e baseado no texto.
3. Após os 10 minutos, cada grupo passa suas perguntas (sua folha de ofício) ao grupo seguinte, que terá 10 – 15 minutos para responde-las por escrito também baseado no texto.
4. Nos próximos 10 minutos, o grupo seguinte lerá as mesmas questões, analisará as respostas dadas e elaborará as suas.
5. Terminados os 10 minutos, o grupo passará a folha ao grupo subseqüente e assim por diante – cada folha com duas perguntas fará o giro completo na sala, acumulando respostas de todos os grupos, menos as do grupo que a formulou. Todos os grupos responderão a todas as perguntas em circuito. Quem elaborar as perguntas, a princípio, não escreverá a resposta delas – só no final do circuito.
6. Finalizando o circuito, cada folha de ofício volta para seu grupo de origem, que lê todas as respostas e, só agora, escreve as suas.

2ª. Fase: Apresentação

1. Antes da apresentação, cada grupo individualmente analisa as respostas dadas pelos outros grupos e escolhe as mais apropriadas, conforme sua opinião (podendo ser as suas ou as de outros colegas da turma).
2. Cada grupo apresenta as suas conclusões ao grande grupo, analisando a propriedade de cada resposta e explicando o porquê das conclusões e como as respostas dos outros grupos contribuíram para a reformulação ou não de suas idéias.


Bibliografia:
CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (orgs). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

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