Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





quarta-feira, 3 de março de 2010

Newsletter no. 01/10: Uso do vídeo como alternativa em sala de aula

Bem, comecemos falando do vídeo Flora do Cerrado, que tem duração menor que 14 minutos, podendo ser utilizado, pelo menos, em 04 opções:
 
1. Sondagem do nível da turma no início do curso ou no início da disciplina.
Em anexo a essa newsletter, vai um questionário de apoio ao professor, que pode pedir à classe que leia e tente responder sozinha as perguntas. Depois disso, os alunos assistem ao vídeo e conferem suas respostas conforme a opinião da pesquisadora. Finalizando, um debate pode ser aberto para comentar os aspectos do vídeo que chamaram a atenção. Nesse debate, podem ser incluídos temas transversais que aprofundarão a capacidade do aluno na percepção e visão de mundo. Uma ideia bem simples é aproveitar o "gancho" político do vídeo: o professor pode falar da importância estratégica do Legislativo, já que é ele que faz as leis;
 

2. introdução a um seminário. Sabemos que seminário não é, simplesmente, apresentação de trabalho, certo? (sobre a Técnica do Seminário, favor olhar Arquivos do blog, no blog dos professores do CCB, em  http://assuntoseducacionais.blogspot.com/). Portanto, o professor pode iniciar o semestre com uma pergunta bem abrangente (ex.:
Por que é tão difícil implementar projetos de reflorestamento em áreas de cerrado degradadas?). A tal pergunta obrigará o aluno a buscar subsídios para dar uma resposta que não seja assim tão ... óbvia!  Ela será o tema no qual a classe inteira precisará trabalhar o semestre letivo todo antes de responde-la com propriedade. No final da disciplina, o grupo apresentará o seminário, comparando a resposta dada no ínicio e no final do semestre.
O que essa técnica tem de interessante é que, através dela, a classe pode ver, o quanto amadureceu em suas respostas, diminuindo o "achismo" inicial;
3. preparatório para um trabalho de campo. Após a exibição, o professor pode pedir que os alunos aprofundem alguns aspectos do vídeo durante a visita a um bioma. Se não for uma visita ao Cerrado, mesmo assim, o aluno poderá confeccionar uma tabela compararativa com a Zona Costeira, a partir do vídeo, por exemplo;

4. primeira visita da classe a um herbário. Ao invés de o professor ficar fazendo aquele "discurso" sobre a importância do local, ele pode apresentar uma pergunta antes de exibir o vídeo (
O que você faria, de forma prática e objetiva, se soubesse que a flora de uma determinada região deixaria de existir daqui a dois meses?). Sem que o professor precise se referir ao assunto, a atividade fará o aluno pensar e propor soluções várias até perceber que alguém já pensou nisso antes e criou o herbário para a conservação da flora, principalmente, para os casos de destruição do bioma.

Mas, e se o professor não gostar do vídeo? Ou se o vídeo for muito fácil para a turma?

Aproveite para criticar, professor! Ou aprofundar o conteúdo ou pedir que o grupo elabore uma "correção" dos equívocos. Por pior que seja o material, sempre dá para utiliza-lo em sala de aula, com uma vantagem administrativa: se o professor trabalhar em parceria com outro colega e ambos atribuirem nota a essas atividades, já estarão "economizando" trabalho mais na frente!


Bem, por hoje, é só. É claro que esse vídeo é só uma sugestão. E é claro, também, que vamos falar mais das técnicas referidas aí em cima! Por favor, comentem nosso primeiro número, ok? E não esqueçam de dar uma passadinha no blog pra tomar um cafezinho!
Até a próxima.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

2 comentários: