Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Newsletter no. 31/2010: O Retorno

A universidade pública forma milhares de profissionais em todas as áreas a cada ano, e uma parte deles não teria essa oportunidade se ela não existisse. Mesmo universidades particulares de alto padrão não dispõem de tantos recursos financeiros, por exemplo, para a pesquisa de ponta, ou para áreas que, apesar de imprescindíveis, não dariam um retorno imediato. E por falar em retorno, haveria uma forma mais rápida de a sociedade obte-lo? Temos que esperar até o início da vida profissional do aluno para sentirmo-nos recompensados pelo pagamento de nossos impostos? 

Uma das respostas a essas perguntas é a extensão universitária. Com ela, a sociedade não tem que esperar até que o profissional esteja “pronto e acabado” para usufruir dos benefícios sociais de sua contribuição. O aluno pode retribuir ainda no estágio em que ele está.

Mas a atividade extensionista requer tempo e planejamento, e um aluno da posgraduação, por exemplo, anda às voltas com muitas atividades e prazos a serem cumpridos. Como ainda arranjar espaço nesse cotidiano? Impossível!
Impossível até agora! Porque o colegiado da Posgraduação em Inovação Terapêutica acaba de incluir em sua matriz curricular uma nova disciplina eletiva, de caráter extensionista, chamada Educação em Saúde. Numa parceria com a Prefeitura Municipal de Goiana (PE) e com a ANVISA, a UFPE será a pioneira na ministração desse conteúdo; porém, a USP, a UFRGS, a UFMG e a UFOP também o farão posteriormente.
Profa. Maria Eduarda e alunos do PPGIT
Na ANVISA, a equipe técnica de educação em saúde sempre foi em número insuficiente para a demanda. Com esse projeto, o alcance da Instituição se ampliará através da capacitação de posgraduandos treinados pela referida equipe; e esses alunos do CCB serão os multiplicadores desse conteúdo junto aos professores da Educação Básica na referida Cidade, utilizando o material de apoio daquela Instituição.

Mas, por que Goiana? Não existe necessidade mais próxima daqui? Seria até mais econômico e menos desgastante para todos, e o acompanhamento das ações seria melhor realizado! Ora, essa cidade foi escolhida porque, com a chegada da Hemobrás, será criado no local um polo farmoquímico e de biotecnologia, que atuará juntamente com o Centro Tecnológico de Fármacos - escola técnica que objetiva ao empreendedorismo e à capacitação tecnológica específica.  Para esse polo de saúde, convergirá todo o sangue do Brasil, e Pernambuco não precisará deixar aquela população à margem das conquistas e atuando em “subempregos hemoderivados”.
 

Profa. Sílvia (esq.) e Profa. Suely
com os representantes da
Prefeitura de Goiana (PE).
 

Mas, qual será o papel da Prefeitura de Goiana nisso tudo?
Será de arregimentar os professores da Educação Básica das redes de ensino daquele município e fornecer-lhes transporte, além de refeição a todos os participantes da parceria durante as 30 horas práticas no CTF. Aliás, como Saúde é um tema transversal, qualquer professor que corresponda ao perfil acima citado poderá fazer parte dessa capacitação, independentemente de sua disciplina; inclusive, a avaliação dos multiplicadores será feita por esse mesmo docente.


Profa. Maria do Carmo e Profa. Marina
(as duas à dir.) com alunos do PPGIT  
 
Mas, e os posgraduandos? Que contrapartida terão no curso?
A eletiva Educação em Saúde, que será coordenada pelo Prof. Bruno Severo Gomes (CCB – UFPE), com a participação da Profa. Silvana Nair Leite (UFSC) e da Profa. Fátima Cruz (CE – UFPE), equivalerá a 04 créditos: 30 horas teóricas e 30 horas práticas. Qualquer pósgraduando interessado poderá se matricular, e as inscrições se iniciam no dia 18 de outubro desse ano, não havendo qualquer outro pré-requisito, a não ser vontade de participar.
Os detalhes dessa parceria foram apresentados pela Coordenadora do PPGIT Profa. Suely Galdino, na tarde do dia 27 de setembro último, na Sala do Conselho Departamental do CCB, aos representantes da Prefeitura de Goiana - Secretário de Saúde Sr. Isidoro Guedes, Assessor do Gabinete Sr. Ernani Miranda e Coordenador da Assistência Farmacêutica Municipal Sr. Sandro Motta. Também fizeram-se presentes, a Diretora em Exercício do CCB Profa. Sílvia Moraes, professores e alunos da posgraduação do PPGIT e a TAE do Centro.
Maiores informações no telefone 2126-8947.
Ficamos por aqui.
Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário