Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 30 de abril de 2010

Newsletter nº 08/2010: Conversão Automática de Vídeo

Caro Professor,

Alguns de vocês têm falado da dificuldade em utilizar vídeos em sala de aula, porque, às vezes, o computador quebra ou o som está muito baixo ou o datashow está com problema. Para mim é importante que as sugestões dadas aqui atendam à necessidade docente, porque o sucesso da Educação do nosso Centro é a razão do meu trabalho. Por isso, ouço com todo interesse as questões  de implementação dessas sugestões, procurando adapta-las à nossa realidade.

Então, o que fazer? Creio que, nesses momentos, voltar, temporariamente, ao velho DVD da nossa biblioteca enquanto as coisas não se acertam é a opção mais prática. Vivemos cercados por imagens, e desistir do uso pedagógico delas não é a melhor escolha. A sala de vídeo da biblioteca do CCB só cabe 25 alunos, mas, como nossos vídeos são curtos, é possível exibi-los em “duas sessões” no mesmo agendamento.

            Ah, mas os vídeos sugeridos foram, quase todos, da Internet e não rodam no DVD, principalmente, porque todos são de extensão flash (.flv)? Verdade! Porém, a solução é simples: basta converte-los, em menos de 10 minutos, para uma extensão adequada (98% dos vídeos do Youtube estão disponíveis para conversão e download). Você pode optar pela conversão automática na própria página do site.  O seu DVD é muito básico? Ótimo! Quanto mais básico, mais possibilidade de leitura. Os sofisticados são mais exigentes quanto a mídias graváveis e re-graváveis.

As extensões de vídeo mais comuns lidas por DVDs são MP4, VCD e DVix, além  da VOB, claro. Prefiro a VCD, por seu “custo-benefício”: a imagem tem boa qualidade e qualquer DVD baratinho lê. Mas, é bom dar uma olhada no seu equipamento para ter certeza dos tipos de extensão suportáveis por ele; geralmente, essa informação está no próprio DVD - o equipamento da biblioteca do CCB, por exemplo, consegue ler MP4 e VCD. Mas, vamos logo ao passo a passo da Conversão automática da extensão de vídeo:

1.         Acesse a página do Youtube onde está o vídeo (se você estiver no blog www.assuntoseducacionais.blogspot.com, clique 2 vezes no vídeo em exibição). Na página do Youtube, do seu lado direito, vá até as 4 opções de download e clique em “MP4”;
2.       às vezes, a homepage está meio “temperamental”, então, se não conseguir clicar em “MP4”, clique em “MP3”, porque você poderá mudar a opção para MP4 na página para onde for direcionado;
3.       o novo site onde você cair capta o vídeo automaticamente, converte-o e informa quando o processo estiver finalizado. Então, baixe o arquivo convertido para o seu computador.
4.        Pronto. E só gravar o arquivo convertido num CD e utiliza-lo no equipamento de DVD da biblioteca.

Ficou curioso para saber qual a extensão daquele arquivo (vídeo, som, texto, aplicativo etc) já existente aí no seu computador? Experimente clicar nele e, no menu que se abrir, clique em “Propriedades”. Em “Tipo de arquivo”, entre parênteses, estão as extensões: .flv, .mp3, .wmv, .doc, .pdf, .exe entre outras. Alguma dúvida? Qualquer coisa, estou à disposição para ajudar no que eu souber.
Por hoje, é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário