Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 23 de abril de 2010

Newsletter nº 07/10: Produção de Clipe

Caro Professor, 

          Você já ouviu falar em Windows Movie Maker: aquele aplicativo para produção de vídeos que vem integrado ao Windows de qualquer computador. A Universidade sempre promove excursões, por exemplo, e ele é uma excelente forma de apresentar ou aprofundar um conteúdo específico. Cada grupo de alunos registra o mesmo evento e faz seu próprio vídeo, explorando determinada área do mesmo conteúdo numa espécie de “concurso audiovisual”, cada trabalho sendo comentado pela turma toda e pelo professor. Ao final, cada grupo terá um trabalho com qualidade, conteúdo e uma nota.

A maioria dos alunos já domina essa tecnologia. Mas, se você acha complicado ou não tem muita habilidade com o assunto, vamos por etapas. Comecemos pelo básico: o filme automático. Depois, nós nos aventuramos em águas mais profundas.  

  1. Pasta de arquivos de imagens e som. Peça que seu aluno abra uma pasta no pc com imagens (podem ser fotos escaneadas ou arquivos do Google Imagens).  Se for do Google, em cima, à esquerda na página, clique em “imagem”. Depois, já no Google Imagens, preencha a caixa com o assunto desejado e clique em “pesquisar imagens”. Escolha e salve as imagens que lhe interessarem. O arquivo de som (preferencialmente, mp3 ou wav) pode ser copiado de um cd ou de um site de downloads.
  2. Importação de mídias. Abra o Windows Movie Maker (clique em Iniciar>Todos os programas>Windows Movie Maker). No aplicativo já aberto, clique em “Importar mídia”. Procure a pasta de imagens e som, selecione os arquivos e clique em importar. Importe quantas imagens quiser, o mínimo para 30 segundos de vídeo (alguns tipos de imagens do Google não são compatíveis).
  3. Criação do clipe automático. Em “Ferramentas”, clique em “Filme automático”. Selecione um estilo de edição e clique no botão “Criar filme automático”, e o aplicativo fará o trabalho para você.
  4. Edição. Após o clipe feito, clique duplamente nas “capas” frente e trás do vídeo para acrescentar os títulos, nomes e outros detalhes que você quiser e clique em "Adicionar título".
  5. Publicação. Clique em “Arquivo>Publicar Filme>Este computador”. Digite um nome para seu filme. Selecione “Melhor qualidade para reprodução no computador>Publicar”. Após a conclusão do processo, clique em “Concluir”.
  6. Pronto! Já dá para assistir no Windows Media Player o resultado de seu trabalho. Não seja tímido! Aventure-se! Quem sabe não existe um artista dentro de você?

Por hoje é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário