Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





quinta-feira, 15 de abril de 2010

Newsletter nº 06/10: Tecnologia a nosso favor.

Caro Professor,

Você, provavelmente, já ouviu falar em pesquisa online e até já participou de uma (lembra daquela que eu fiz com o professorado no final de 2009 sobre os problemas da Educação no CCB?). São pesquisas chamadas survey, muito utilizadas pelo pessoal de Administração e Marketing. Sim, e daí? Daí, que tal utilizarmos esse mesmo recurso digital para realizarmos uma avaliação online com o aluno? E nem vamos precisar de ambiente virtual específico; basta um site comum de pesquisa.

Das vantagens desse tipo de avaliação está que não é necessário corrigir a prova. Isso mesmo! Você não terá que ficar até tarde, às vésperas de um feriadão, queimando as pestanas numa pilha de A4 antes de viajar. E na segunda-feira ... voilà! O percentual de acertos já estará calculado. O aluno pode até fazer a avaliação numa data específica, porque o site registra o momento de acesso, podendo ser bloqueado após determinado período; as respostas podem ser limitas ou não por IP, cada computador respondendo a avaliação uma única vez para evitar a “farra das respostas”.

            É sério! Trata-se de um desses milagres da tecnologia encontrados em sites como o http://www.surveymonkey.com (em inglês) que fazem o trabalho pesado gratuitamente. Porém, lembre-se: não é um site didático para professor, mas sim um site comum de pesquisa que pode ser utilizado para fins didáticos. Após o registro, é possível elaborar um número limitado de questionários com aspecto profissional logo na primeira vez (Duvida? Então, clique no link http://www.surveymonkey.com/s/ZGSBT5F e pode responde-la, se quiser).

            Para que o site calcule a nota, a avaliação precisa ser objetiva (duas respostas por pergunta, por exemplo), existindo outras opções, porém, nesse último caso, o site se limitará a coletar as respostas, a correção ficando por sua conta. No uso gratuito, é necessário que a nota seja do grupo ou o número de alunos seja pequeno ou ainda que você tenha vários perfis, já que o número de questionários a ser elaborado é limitado. Vale a pena gastar um tempinho para aprender a usar essa tecnologia.
Bem, por hoje é só.
Bom final de semana (sem prova para corrigir!) e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário