O tempo passa, o tempo voa ... daqui a pouco chega novembro e, com ele, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, quando nós seremos avaliados. Nós? Digo nós, porque as pessoas costumam responsabilizar a instituição como um todo pelo desempenho do aluno e nem querem saber se houve ou não boicote ao que quer que seja.
Polêmicas à parte, um dos objetivos do Enade é examinar até que ponto a visão de mundo do aluno se ampliou através do conhecimento construído durante a formação universitária. Essa ampliação se revela toda vez que a pessoa precisa mobilizar seu conhecimento, valendo-se das novas habilidade e competência adquiridas, e o Enade é uma simulação desse mundo a ser interpretado.
Ora, interpretar o mundo não é fácil! E a educação tradicionalista (ensino centrado no professor) não dá conta nem do Enade quanto mais dessa tarefa! Pensando nisso, a sugestão dessa semana é a “Técnica de Perguntas em Circuito com Apresentação”. Além de ajudar o aluno a construir seu próprio conhecimento, ela é, particularmente, útil ao professor naqueles dias de maior cansaço ou probleminha de saúde, e ainda serve como alternativa de avaliação (podem ser atribuídas entre 3 a 4 notas com essa técnica). Também já estão no blog os vídeos “Como se faz uma vacina 1 e 2” e “Vacina para malária e outras doenças tropicais” (PUC, Institutos Butantan, Evandro Chagas e Biomanguinhos), que, depois, serão arquivados na Central de Vídeos.
Bem, por hoje é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário