O assunto de hoje é uma sugestão de atividade ainda utilizando vídeo, mas agora com o acréscimo da música. A vantagem de juntar esses recursos na mesma aula é a capacidade de persuasão desses elementos.
A técnica sugerida pode ser utilizada na sala de aula (antes do estudo do nome científico da flora, por exemplo) ou como abertura de um seminário, de uma oficina de extensão ou ainda como parte cultural de um evento, adaptando-se ao público específico. Os professores ligados às questões do desmatamento e da Botânica farão uso mais direto dessa atividade.
Como material de apoio, estamos enviando:
1. plano de atividade (folha 02, com os objetivos, técnicas, metodologia, forma de avaliação etc);
2. canção do vídeo impressa (folha 03, exercício de completar);
3. lista com sete atitudes sustentáveis para o meio ambiente (folha 04, que poderá ser impressa no verso da folha 03);
4. “gabarito” do exercício de completar (folha 05);
5. vídeo “Matança” (postado no blog).
Salientamos que essa é apenas uma AULA INTRODUTÓRIA ao assunto e o professor poderá utiliza-la como ELEMENTO PROVOCADOR de pesquisas e trabalhos mais aprofundados que, infalivelmente, serão necessários.
Por hoje é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE
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Plano de Atividade
Objetivo Geral:
Participar de atividade de sensibilização coletiva relacionada às questões do meio ambiente, particularmente, ao desmatamento da Mata Atlântica e Amazônia.
Objetivo Específico:
Conhecer os nomes de algumas espécies da flora da Mata Atlântica e Amazônia que estão sob ameaça de extinção.
Técnicas:
Lead in, atividade de completar e canto coletivo.
Material de Apoio:
Texto impresso em folhas de A4, vídeo Matança (Xangai), datashow, caixa de som e microfone.
Metodologia:
1. Lead in: O professor inicia a atividade, dizendo que tem uma notícia muito triste a relatar: a matança de indivíduos que nos são muito queridos e que aqueles que ainda não morreram estão pedindo ajuda à turma.
2. Após a geração de expectativa sobre quem seriam esses indivíduos e como poderiam ser ajudados, ocorre a exibição do vídeo Matança (Xangai). Se a sala não descobrir quem são os indivíduos, é-lhe informado que são as árvores, principalmente, as da Mata Atlântica.
3. Distribui-se a letra da música e faz-se a “apresentação formal” de algumas das espécies ameaçadas, pedindo-se que a classe complete os nomes em branco das árvores enquanto o vídeo é repetido (a numeração no texto serve para ordenar os nomes das árvores por ocasião da correção). Repete-se o vídeo novamente, se necessário.
4. Pede-se à turma que leia as sugestões de consumo sustentável (no verso da folha) e acrescente outras que queira.
5. Finaliza-se cantando a letra acompanhada do vídeo.
Avaliação:
Participação dos alunos nas tarefas propostas.
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Matança*
(1) _____________________
tá subindo na virola
Chegou a hora do
(2) ______________________ balançar
Sentir o cheiro do mato, da
(3) __________________
Descansar, morrer de sono na sombra da (4) ________________.
De nada vale tanto esforço do meu canto
Pra nosso espanto, tanta mata haja vão matar
Tal Mata Atlântica e a próxima, Amazônica
Arvoredos seculares, impossível replantar.
Que triste sina teve
(5) ______________, nosso primo
Desde menino, que eu nem gosto de falar
Depois de tanto sofrimento, seu destino
Virou tamborete, mesa, cadeira, balcão de bar.
Quem, por acaso, ouviu falar da
(6) _______________
Parece até mentira que o
(7) _________________
Antes de virar poltrona, porta, armário
Mora no dicionário, vida eterna, milenar.
Quem hoje é vivo corre perigo
E os inimigos do verde, da sombra, o ar
Que se respira e a clorofila
Das matas virgens destruídas vão lembrar
Que, quando chegar a hora,
É certo que não demora
Não chame Nossa Senhora
Só quem pode nos salvar é
Caviúna,
(8) ______________________, baraúna
Imbuia, pau-d’arco, solva
(9) ___________________ e jatobá
Gonçalo-alves, paraíba, itaúba
Louro, (10) ________________, paracaúba
Peroba, massaranduba
Carvalho, (11) _______________, canela, imbuzeiro
Catuaba, janaúba, aroeira, araribá
Pau-ferro, angico amargoso,
(12) _________________
Andiroba, copaíba, pau-brasil, jequitibá
(*Xangai cantador)
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Atitudes Sustentáveis para o Meio Ambiente
1. Não jogue lixo na Natureza.
2. Não compre plantas nativas da Mata Atlântica extraídas ilegalmente (bromélias e orquídeas).
3. Só compre madeira certificada.
4. Só compre palmito cultivado e registrado no Ibama.
5. Não compre imóveis dentro de áreas protegidas.
6. Valorize empresas que respeitam o meio ambiente.
7. Não compre animais silvestres e denuncie seu aprisionamento e comércio ilegal.
8. ___________________________________________
9. ___________________________________________
10. __________________________________________
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Matança (Gabarito)
Cipó caboclo tá subindo na virola
Chegou a hora do pinheiro balançar
Sentir o cheiro do mato, da imburana
Descansar, morrer de sono na sombra da barriguda.
De nada vale tanto esforço do meu canto
Pra nosso espanto, tanta mata haja vão matar
Tal Mata Atlântica e a próxima, Amazônica
Arvoredos seculares, impossível replantar.
Que triste sina teve cedro, nosso primo
Desde menino, que eu nem gosto de falar
Depois de tanto sofrimento, seu destino
Virou tamborete, mesa, cadeira, balcão de bar.
Quem, por acaso, ouviu falar da sucupira
Parece até mentira que o jacarandá
Antes de virar poltrona, porta, armário
Mora no dicionário, vida eterna, milenar.
Quem hoje é vivo corre perigo
E os inimigos do verde, da sombra, o ar
Que se respira e a clorofila
Das matas virgens destruídas vão lembrar
Que, quando chegar a hora,
É certo que não demora
Não chame Nossa Senhora
Só quem pode nos salvar é
Caviúna, cerejeira, baraúna
Imbuia, pau-d’arco, solva
Juazeiro e jatobá
Gonçalo-alves, paraíba, itaúba
Louro, ipê, paracaúba
Peroba, massaranduba
Carvalho, mogno, canela, imbuzeiro
Catuaba, janaúba, aroeira, araribá
Pau-ferro, angico amargoso, gameleira
Andiroba, copaíba, pau-brasil, jequitibá
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