Aproveitando esse nicho de mercado, a equipe de Educação da Vivo está chegando a Recife nos meses de junho ou julho, buscando parceria com professores, visando à utilização efetiva do celular como instrumento pedagógico. A operadora intenta expandir para todo o Brasil esse projeto existente em outras regiões; mas, independentemente dele, já está em funcionamento, há algum tempo, seu curso de Inglês em três versões chamado de Kantoo, que utiliza o recurso “jogos” dos equipamentos.
Operadora à parte, como seria a utilização dessa tecnologia na Educação? Bem, depende do celular. Um aparelho mais equipado, geralmente, tem câmera, bluetooth, lista de distribuição, rádio FM, mp3 player, e-book, televisão etc. Então, é possível:
- Utilizar arquivos de áudio e de vídeo da disciplina. Existem palestras gratuitas em mp3 que podem ser baixadas de sites de universidades como o da Biblioteca Digital de Ciências da Unicamp; os vídeos também podem ser transformados em áudio ou em arquivos para celular. Você pode envia-los via email ou deixar no desktop do computador da sala de aula (só por alguns dias!) para que os alunos copiem via pendrive. Ou eles podem fazer a transferência desses arquivos diretamente do seu celular, caso vocês tenham o recurso “bluetooth”. Por falar na Biblioteca Digital de Ciências da Unicamp, ela tem mais de 28.700 usuários cadastrados e possui muito material, incluindo softwares para prática do aluno.
- Utilizar a lista de distribuição para enviar recados tipo corrente. Por exemplo, você salva no seu celular os nomes dos responsáveis pelos grupos de trabalho da turma e envia apenas uma mensagem e o celular se encarrega de distribuir o conteúdo aos grupos.
- Fotografar atividades como excursões, oficinas ou algo que chame a atenção durante o percurso de casa para a universidade, que possa servir de ilustração do conteúdo da disciplina, por exemplo.
- Marcar determinado programa de tv ou de rádio FM para ser assistido por toda a turma, independente do local onde o aluno esteja, e ser comentado na aula seguinte. Uma reapresentação de documentário da TV Senado ou de uma entrevista no rádio, por exemplo.
- Salvar ebooks de conteúdo específico para serem lidos em viagens de feriadão, por exemplo. Nessas ocasiões, o aluno não precisará de carregar livros ou apostilas na bagagem.
- Enviar emails para programas em tempo real. Da sala de aula ou de outro ambiente, a classe inteira poderá marcar sua presença e ter resposta instantânea, principalmente, em programas de entrevistas da televisão.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE
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