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TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 4 de junho de 2010

Newsletter nº. 13/2010: Uso Pedagógico do Celular

Que tipo de celular você prefere? Quais os recursos disponíveis no seu modelo? Geralmente, a preferência do adulto é por um mais adaptado à sua necessidade, enquanto o adolescente e o jovem preferem o “de marca”: bem estiloso e caro “porque dá status”, mesmo que eles nem usem todos os recursos.


Aproveitando esse nicho de mercado, a equipe de Educação da Vivo está chegando a Recife nos meses de junho ou julho, buscando parceria com professores, visando à utilização efetiva do celular como instrumento pedagógico. A operadora intenta expandir para todo o Brasil esse projeto existente em outras regiões; mas, independentemente dele, já está em funcionamento, há algum tempo, seu curso de Inglês em três versões chamado de Kantoo, que utiliza o recurso “jogos” dos equipamentos.

Operadora à parte, como seria a utilização dessa tecnologia na Educação? Bem, depende do celular. Um aparelho mais equipado, geralmente, tem câmera, bluetooth, lista de distribuição, rádio FM, mp3 player, e-book, televisão etc. Então, é possível:

  1. Utilizar arquivos de áudio e de vídeo da disciplina. Existem palestras gratuitas em mp3 que podem ser baixadas de sites de universidades como o da Biblioteca Digital de Ciências da Unicamp; os vídeos também podem ser transformados em áudio ou em arquivos para celular. Você pode envia-los via email ou deixar no desktop do computador da sala de aula (só por alguns dias!) para que os alunos copiem via pendrive. Ou eles podem fazer a transferência desses arquivos diretamente do seu celular, caso vocês tenham o recurso “bluetooth”. Por falar na Biblioteca Digital de Ciências da Unicamp, ela tem mais de 28.700 usuários cadastrados e possui muito material, incluindo softwares para prática do aluno.
  2. Utilizar a lista de distribuição para enviar recados tipo corrente. Por exemplo, você salva no seu celular os nomes dos responsáveis pelos grupos de trabalho da turma e envia apenas uma mensagem e o celular se encarrega de distribuir o conteúdo aos grupos. 
  3. Fotografar atividades como excursões, oficinas ou algo que chame a atenção durante o percurso de casa para a universidade, que possa servir de ilustração do conteúdo da disciplina, por exemplo. 
  4. Marcar determinado programa de tv ou de rádio FM para ser assistido por toda a turma, independente do local onde o aluno esteja, e ser comentado na aula seguinte. Uma reapresentação de documentário da TV Senado ou de uma entrevista no rádio, por exemplo. 
  5. Salvar ebooks de conteúdo específico para serem lidos em viagens de feriadão, por exemplo. Nessas ocasiões, o aluno não precisará de carregar livros ou apostilas na bagagem.
  6. Enviar emails para programas em tempo real. Da sala de aula ou de outro ambiente, a classe inteira poderá marcar sua presença e ter resposta instantânea, principalmente, em programas de entrevistas da televisão.
Bem, por hoje é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

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