Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





segunda-feira, 4 de julho de 2011

Newsletter no. 16 /2011: Precisamos nos REUNI(r).

“E aprendi que se depende, sempre
 De tanta, muita, diferente gente.”
            
                  Caminhos do Coração
                         (Gonzaguinha)

Já ouviu essa frase antes? Pois é. Ela soa como uma convocação, não acha? Isso porque ela lembra, entre outras coisas, que 2012 é o prazo final para nossas metas institucionais do REUNI iniciadas em 2007. Nesse sentido, ela é um apelo para que façamos alguma coisa a respeito.  


Como signatária desse Programa, a UFPE se propôs a atingir os percentuais de conclusão de curso (90%), redução da evasão escolar (2%) e redução da retenção (20%). Olhando por essas lentes, o ensino centrado no aluno toma enormes proporções e, cá entre nós: será que, algum dia, essas metas serão exequíveis? Bem, pelo menos, é urgente fazermos parcerias na construção de pontes entre o que o aluno já sabe e onde queremos que ele chegue – parcerias entre alunos, administrativos e professores.  

Deixando de lado o “isso não é comigo”, uma forma simples de operacionalizar essa ideia é usarmos nossa vivência pessoal e profissional, não importando a que segmento pertençamos. Algumas ações pedagógicas têm sido feitas nesse sentido, como construção de modelos anatômicos, visita a profissionais em exercício fora da Academia, encaminhamento de alunos ao DAE para atendimento psicossocial, agendamento de aulas de revisão com bolsistas, exposições sobre áreas de atuação profissional, produção de vídeos etc. Recentemente, está em andamento a elaboração de um tira-dúvidas online em Bioquímica a ser iniciado no próximo semestre.    

Mas nada disso vai adiantar se não entendermos que o objetivo da Universidade não é selecionar os melhores alunos - outras instâncias, como concurso público, seleção de mestrado, mercado de trabalho etc já o fazem melhor, e Educação é um direito de todos. O papel de qualquer instituição de ensino é ajudar o aluno a construir seu próprio conhecimento. Não defendendo a maquiagem dos resultados para efeito estatístico, o REUNI que fala em aumento drástico da taxa de conclusão de curso para 90% é o mesmo que destaca o cumprimento das metas sem perda da qualidade do ensino.    

E já que estamos na última hora, é urgente entender que não apenas a sala de aula é o espaço educativo privilegiado, mas todo o Centro. Se, como diz a música, "Toda pessoa sempre é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas", então, todos nós somos co-responsáveis pela Educação. 
É isso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB – UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário