Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 27 de maio de 2011

Newsletter no. 14/2011: Inseto!

Quando foi a última vez que alguém lhe chamou assim? Sentiu-se insignificante, incômodo, nocivo?

 Alegre-se! Agora, quem lhe ofender dessa forma, na verdade, pode estar lhe fazendo um elogio. Isso porque, além da importância desses bichinhos na natureza, a Revista Super Interessante de abril de 2011 publicou a matéria CSI insetos, na qual os apresenta como as novas armas dos peritos americanos e europeus na busca de soluções para crimes misteriosos de morte violenta, maus-tratos e sequestro. Abaixo, parte da matéria. 

 "Polybia paulista – auxilia na identificação do local do crime. Se o cadáver apresentar rastros dessa vespa, é porque o crime ocorreu no habitat natural dela – regiões com inverno frio (temperatura abaixo de 18ºC), como São Paulo, Minas Gerais ou Paraná.


 Solenopsis saevissima – a formiga revela que a vítima sofreu maus-tratos antes da morte, pois sua presença indica más condições de higiene no local. É bastante útil em investigações de seqüestro, pois costuma estar presente em lugares confinados ou buracos onde insetos maiores não conseguem circular.


 Dermestes maculatus – o besouro ajuda a desvendar a causa da morte – se a vítima ingeriu alguma substância venenosa, por exemplo – e a identidade do cadáver, já que é possível encontrar DNA da vítima em seu sistema digestivo.

 Chrysomya albiceps – é útil em casos em que o corpo já está em estágio avançado de decomposição. Os peritos capturam essa mosca no local do crime, e analisam o sistema digestivo dela. A presença de certos elementos, como chumbo ou esperma, indica que a vítima foi baleada ou sofreu violência sexual.

 Culex sp – quando a polícia invade um cativeiro, procura esse mosquito – que se alimenta de sangue humano e por isso pode conter uma amostra do DNA do seqüestrador. O Culex também é usado quando há suspeita envolvendo drogas, pois revela se a vítima consumiu cocaína, heroína ou anfetamina."
É isso.
Qualquer comentário, clique AQUI.
Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário