Bem-vindo, Professor! Sinta-se à vontade! Este espaço é nosso!

TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sábado, 7 de maio de 2011

Newsletter no. 13/2011: Vejamos!

Olá, Professor!

De início, gostaria de destacar os projetos do CCB recentemente aprovados pela Proext: Biologia ao Alcance da Escola Pública (Profa. Marilene da Silva Cavalcanti) e Plantão da Alegria: Palhaçoterapia do Hospital das Clínicas da UFPE (Prof. Bruno Severo Gomes) – a eles, os nossos parabéns. Aliás, para quem quiser entender melhor o que faz um palhaço dentro de um hospital, é bom dar uma olhada no vídeo Doutores da Alegria, que fala um pouco dos objetivos desse grupo.    

Mas, como vai o semestre letivo, professor? Precisando de ajuda? Tem alguma sugestão? Das conversas com alguns de vocês, uma sugestão recorrente é de algo direcionado ao aluno, principalmente, ao primeiranista, sobre como estudar, como fazer prova e como assistir às aulas. Espantado? Pois é. Principalmente no que se refere ao primeiro item, o aluno precisa desenvolver estratégias diferentes, dependendo da disciplina; quanto ao segundo, uma professora me falava da dificuldade de sua turma em diferenciar as palavras cite, explique e defina; no terceiro ponto, alguns alunos não conseguem perceber o que o professor destaca como mais importante, e para reforçar, o Blog traz o vídeo Como falar bem: ênfase e vogais (Você S/A).   

Por falar em dificuldades, principalmente para aqueles professores de turmas numerosas, postei um vídeo da UNITINS sobre como manter a saúde da voz. Se você tem vídeo no Youtube e gostaria de dar uma incrementada, sugiro o tutorial de como editar vídeos dentro do próprio youtube . Para o pessoal da Genética e da Bioquímica, tem os vídeos Charles Darwin e a Árvore da Vida – 1ª. parte (as restantes podem ser encontradas no Youtube) e Veneno: evolução e bioquímica. Para os que querem algo mais high tech, tem a matéria da criação do nervo artificial numa parceria entre a PUC e a Montpellier . Já os que preferem algo “mais rastejante” podem conferir os vídeos da série Life: répteis e anfíbios (04 partes) dublada em português.
Ufa! Tem bastante coisa hoje!
Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

2 comentários:

  1. Bruno Severo Gomes7 de mai. de 2011, 18:20:00

    Este vídeo institucional dos "Doutores da Alegria" é um dos meus preferidos. A linguagem do palhaço está chegando em vários locais, onde a mudança se faz necessária e a crise é aparente.Esperamos aqui na UFPE no contingente das crianças hospitalizadas do nosso HC usar a arte do palhaço por meio de instrumentos lúdicos incorporados ao tratamento, confirmando nosso pressuposto de que o palhaço troca com a criança o riso no momento de dor. Esperamos que o projeto atue onde os medicamentos não apresentam efeito, a alma. Também enfocamos lazer e suas relações com a arte de palhaço, sentindo que entre as áreas há confluência de aspectos lúdicos, artísticos,psicopedagógicos, criativos e terapêuticos na participação do paciente infantil e profissionais de saúde como palhaço. Por outro lado, a arte de fazer rir como função social, desde os primórdios, passa por um processo de transformação chegando ao hospital, Prisões, Zonas de guerra, Instituições e Universidades.

    ResponderExcluir
  2. Prof. Bruno, sinta-se à vontade para compartilhar conosco os resultados do seu projeto Palhaçoterapia!
    Obrigada.

    ResponderExcluir