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TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Newsletter no. 24/2010: Por trás das câmeras.

A produção de vídeo pelo aluno é um excelente recurso pedagógico, principalmente, porque além de criatividade e integração da equipe, requer bastante pesquisa de conteúdo.

Falhas nessa pesquisa produzem o vídeo clichê, também resultado da proposição de temas poucos desafiadores, que geram cópias ou colagens sobre determinado tema. Para evitar isso, o professor pode solicitar, por exemplo, a exploração de uma teoria pouco conhecida no meio científico ou mesmo um novo olhar sobre fatos do cotidiano.

Outra questão favorável à produção de vídeo no ambiente universitário é seu baixo custo: não é necessário qualquer equipamento especial; basta um celular com câmera ou mesmo uma câmera fotográfica digital na opção de gravação, nos dois casos, desde que o ambiente selecionado produza pouco ruído.

Grosso modo, existem três opções, conforme a disciplina de cada docente:
• Documentário - uma história real através de fotos, narração, imagens e depoimentos interligados de conteúdo histórico, científico ou de questões curiosas, cotidianas e simples.
Num documentário, não existem entrevistas; apenas depoimentos seqüenciados e organizados por um narrador ou apresentador.
• Animação – gravação da sequência de desenhos ou fotos das cenas representando as ações dos personagens.                
• Ficção – gravação da sequência de qualquer texto que não seja realidade, tanto da obra original quanto adaptada.
Na ficção e animação, o vídeo pode ter trilha sonora, ser mudo ou mudo em preto e branco - esse último com música ou efeitos sonoros rudimentares e legendas chamadas intertítulos.

NO PRINCÍPIO, O ROTEIRO E A PESQUISA
Se for escolhida a ficção ou animação, o roteiro é imprescindível, porque ele vai orientar o trabalho do diretor no momento da gravação. Descreve-se da forma mais detalhada possível, cada cena. Lembrando-se que chamamos de ação cada passo do personagem, desde que ocorrido no mesmo tempo e espaço. O diretor deve se manter o mais fiel possível ao roteiro.
Já no documentário, a pesquisa em jornais, na bibliografia especializada e na Internet orientarão o texto narrativo, a seleção de imagens, a trilha sonora, os efeitos e os depoimentos. Lembrando que a gravação de imagens de pessoas requer autorização dos participantes.

EQUIPE DE PRODUÇÃO
O set de gravação não é apenas “uma encenação”; na realidade, ele torna o trabalho de todos muito mais preciso e objetivo. Nele, além dos atores do vídeo, teremos a equipe com, mínimo, 04 pessoas: o diretor (organiza a gravação), o cinegravista (grava o vídeo), o claquetista (marca o nome do filme, a cena, a tomada e o take) e o assistente de direção e produção (marca quais as cenas que deram certo e auxilia no mais necessário).

Dois cuidados muito importantes: evitar ambientes com muito ruído, porque câmeras fotográficas digitais e celulares são muito sensíveis ao barulho; e evitar a utilização desnecessária do flash das câmeras, porque ele envelhece a aparência das pessoas.

EDIÇÃO DO VÍDEO
Gravadas as cenas, utiliza-se um software de edição para formar a sequência de imagens, “retirar a cor” (filme preto e branco), colocar os efeitos, a trilha sonora, as transições, os títulos, os intertítulos e os créditos, além da publicação do vídeo. Um software para tal e que já vem em qualquer computador é o Windows Movie Maker, que trabalha com as extensões de imagem e som mais comuns.

POSTAGEM
Após a apresentação em sala de aula, o vídeo produzido pelos alunos pode ser postado em sites públicos como o youtube (www.youtube.com.br), em redes de relacionamento (www.orkut.com.br ), em sites de cultura digital (www.iteia.org.br), blogs de conteúdo pedagógico (www.telinhadecinema.blogspot.com) entre outros.

ÚLTIMA OBSERVAÇÃO
Na apresentação dos vídeos em sala e consequente atribuição de nota pelo professor, seria interessante que a própria equipe tecesse comentários acerca do processo e que a classe como um todo opinasse sobre o resultado do trabalho das equipes.
Por hoje é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

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