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TAE Cristina Florêncio

Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste - CECINE

UFPE





sexta-feira, 30 de abril de 2010

Newsletter nº 08/2010: Conversão Automática de Vídeo

Caro Professor,

Alguns de vocês têm falado da dificuldade em utilizar vídeos em sala de aula, porque, às vezes, o computador quebra ou o som está muito baixo ou o datashow está com problema. Para mim é importante que as sugestões dadas aqui atendam à necessidade docente, porque o sucesso da Educação do nosso Centro é a razão do meu trabalho. Por isso, ouço com todo interesse as questões  de implementação dessas sugestões, procurando adapta-las à nossa realidade.

Então, o que fazer? Creio que, nesses momentos, voltar, temporariamente, ao velho DVD da nossa biblioteca enquanto as coisas não se acertam é a opção mais prática. Vivemos cercados por imagens, e desistir do uso pedagógico delas não é a melhor escolha. A sala de vídeo da biblioteca do CCB só cabe 25 alunos, mas, como nossos vídeos são curtos, é possível exibi-los em “duas sessões” no mesmo agendamento.

            Ah, mas os vídeos sugeridos foram, quase todos, da Internet e não rodam no DVD, principalmente, porque todos são de extensão flash (.flv)? Verdade! Porém, a solução é simples: basta converte-los, em menos de 10 minutos, para uma extensão adequada (98% dos vídeos do Youtube estão disponíveis para conversão e download). Você pode optar pela conversão automática na própria página do site.  O seu DVD é muito básico? Ótimo! Quanto mais básico, mais possibilidade de leitura. Os sofisticados são mais exigentes quanto a mídias graváveis e re-graváveis.

As extensões de vídeo mais comuns lidas por DVDs são MP4, VCD e DVix, além  da VOB, claro. Prefiro a VCD, por seu “custo-benefício”: a imagem tem boa qualidade e qualquer DVD baratinho lê. Mas, é bom dar uma olhada no seu equipamento para ter certeza dos tipos de extensão suportáveis por ele; geralmente, essa informação está no próprio DVD - o equipamento da biblioteca do CCB, por exemplo, consegue ler MP4 e VCD. Mas, vamos logo ao passo a passo da Conversão automática da extensão de vídeo:

1.         Acesse a página do Youtube onde está o vídeo (se você estiver no blog www.assuntoseducacionais.blogspot.com, clique 2 vezes no vídeo em exibição). Na página do Youtube, do seu lado direito, vá até as 4 opções de download e clique em “MP4”;
2.       às vezes, a homepage está meio “temperamental”, então, se não conseguir clicar em “MP4”, clique em “MP3”, porque você poderá mudar a opção para MP4 na página para onde for direcionado;
3.       o novo site onde você cair capta o vídeo automaticamente, converte-o e informa quando o processo estiver finalizado. Então, baixe o arquivo convertido para o seu computador.
4.        Pronto. E só gravar o arquivo convertido num CD e utiliza-lo no equipamento de DVD da biblioteca.

Ficou curioso para saber qual a extensão daquele arquivo (vídeo, som, texto, aplicativo etc) já existente aí no seu computador? Experimente clicar nele e, no menu que se abrir, clique em “Propriedades”. Em “Tipo de arquivo”, entre parênteses, estão as extensões: .flv, .mp3, .wmv, .doc, .pdf, .exe entre outras. Alguma dúvida? Qualquer coisa, estou à disposição para ajudar no que eu souber.
Por hoje, é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Newsletter nº 07/10: Produção de Clipe

Caro Professor, 

          Você já ouviu falar em Windows Movie Maker: aquele aplicativo para produção de vídeos que vem integrado ao Windows de qualquer computador. A Universidade sempre promove excursões, por exemplo, e ele é uma excelente forma de apresentar ou aprofundar um conteúdo específico. Cada grupo de alunos registra o mesmo evento e faz seu próprio vídeo, explorando determinada área do mesmo conteúdo numa espécie de “concurso audiovisual”, cada trabalho sendo comentado pela turma toda e pelo professor. Ao final, cada grupo terá um trabalho com qualidade, conteúdo e uma nota.

A maioria dos alunos já domina essa tecnologia. Mas, se você acha complicado ou não tem muita habilidade com o assunto, vamos por etapas. Comecemos pelo básico: o filme automático. Depois, nós nos aventuramos em águas mais profundas.  

  1. Pasta de arquivos de imagens e som. Peça que seu aluno abra uma pasta no pc com imagens (podem ser fotos escaneadas ou arquivos do Google Imagens).  Se for do Google, em cima, à esquerda na página, clique em “imagem”. Depois, já no Google Imagens, preencha a caixa com o assunto desejado e clique em “pesquisar imagens”. Escolha e salve as imagens que lhe interessarem. O arquivo de som (preferencialmente, mp3 ou wav) pode ser copiado de um cd ou de um site de downloads.
  2. Importação de mídias. Abra o Windows Movie Maker (clique em Iniciar>Todos os programas>Windows Movie Maker). No aplicativo já aberto, clique em “Importar mídia”. Procure a pasta de imagens e som, selecione os arquivos e clique em importar. Importe quantas imagens quiser, o mínimo para 30 segundos de vídeo (alguns tipos de imagens do Google não são compatíveis).
  3. Criação do clipe automático. Em “Ferramentas”, clique em “Filme automático”. Selecione um estilo de edição e clique no botão “Criar filme automático”, e o aplicativo fará o trabalho para você.
  4. Edição. Após o clipe feito, clique duplamente nas “capas” frente e trás do vídeo para acrescentar os títulos, nomes e outros detalhes que você quiser e clique em "Adicionar título".
  5. Publicação. Clique em “Arquivo>Publicar Filme>Este computador”. Digite um nome para seu filme. Selecione “Melhor qualidade para reprodução no computador>Publicar”. Após a conclusão do processo, clique em “Concluir”.
  6. Pronto! Já dá para assistir no Windows Media Player o resultado de seu trabalho. Não seja tímido! Aventure-se! Quem sabe não existe um artista dentro de você?

Por hoje é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Newsletter nº 06/10: Tecnologia a nosso favor.

Caro Professor,

Você, provavelmente, já ouviu falar em pesquisa online e até já participou de uma (lembra daquela que eu fiz com o professorado no final de 2009 sobre os problemas da Educação no CCB?). São pesquisas chamadas survey, muito utilizadas pelo pessoal de Administração e Marketing. Sim, e daí? Daí, que tal utilizarmos esse mesmo recurso digital para realizarmos uma avaliação online com o aluno? E nem vamos precisar de ambiente virtual específico; basta um site comum de pesquisa.

Das vantagens desse tipo de avaliação está que não é necessário corrigir a prova. Isso mesmo! Você não terá que ficar até tarde, às vésperas de um feriadão, queimando as pestanas numa pilha de A4 antes de viajar. E na segunda-feira ... voilà! O percentual de acertos já estará calculado. O aluno pode até fazer a avaliação numa data específica, porque o site registra o momento de acesso, podendo ser bloqueado após determinado período; as respostas podem ser limitas ou não por IP, cada computador respondendo a avaliação uma única vez para evitar a “farra das respostas”.

            É sério! Trata-se de um desses milagres da tecnologia encontrados em sites como o http://www.surveymonkey.com (em inglês) que fazem o trabalho pesado gratuitamente. Porém, lembre-se: não é um site didático para professor, mas sim um site comum de pesquisa que pode ser utilizado para fins didáticos. Após o registro, é possível elaborar um número limitado de questionários com aspecto profissional logo na primeira vez (Duvida? Então, clique no link http://www.surveymonkey.com/s/ZGSBT5F e pode responde-la, se quiser).

            Para que o site calcule a nota, a avaliação precisa ser objetiva (duas respostas por pergunta, por exemplo), existindo outras opções, porém, nesse último caso, o site se limitará a coletar as respostas, a correção ficando por sua conta. No uso gratuito, é necessário que a nota seja do grupo ou o número de alunos seja pequeno ou ainda que você tenha vários perfis, já que o número de questionários a ser elaborado é limitado. Vale a pena gastar um tempinho para aprender a usar essa tecnologia.
Bem, por hoje é só.
Bom final de semana (sem prova para corrigir!) e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Newsletter nº 05/10: Lá vem o Enade!


           O tempo passa, o tempo voa ... daqui a pouco chega novembro e, com ele, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, quando nós seremos avaliados. Nós? Digo nós, porque as pessoas costumam responsabilizar a instituição como um todo pelo desempenho do aluno e nem querem saber se houve ou não boicote ao que quer que seja.


            Polêmicas à parte, um dos objetivos do Enade é examinar até que ponto a visão de mundo do aluno se ampliou através do conhecimento construído durante a formação universitária. Essa ampliação se revela toda vez que a pessoa precisa mobilizar seu conhecimento, valendo-se das novas habilidade e competência adquiridas, e o Enade é uma simulação desse mundo a ser interpretado.

            Ora, interpretar o mundo não é fácil! E a educação tradicionalista (ensino centrado no professor) não dá conta nem do Enade quanto mais dessa tarefa! Pensando nisso, a sugestão dessa semana é a “Técnica de Perguntas em Circuito com Apresentação”. Além de ajudar o aluno a construir seu próprio conhecimento, ela é, particularmente, útil ao professor naqueles dias de maior cansaço ou probleminha de saúde, e ainda serve como alternativa de avaliação (podem ser atribuídas entre 3 a 4 notas com essa técnica). Também já estão no blog os vídeos “Como se faz uma vacina 1 e 2” e “Vacina para malária e outras doenças tropicais” (PUC, Institutos Butantan, Evandro Chagas e Biomanguinhos), que,  depois, serão arquivados na Central de Vídeos.
Bem, por hoje é só. Bom final de semana e bom descanso.
Cristina Florêncio
TAE do CCB - UFPE

Newsletter nº 04/10: Recursos do Blog

O comentário da semana é sobre o conteúdo do nosso blog (www.assuntoseducacionais.blogspot.com). Na página inicial, à sua direita, temos a CENTRAL DE VÍDEOS, com 17 vídeos já postados:

  • Os Invertebrados 1, 2 e 3 (Life in the Undergrowth);
  • Serra do Cipó 1 e 2;
  • Esponjas: Filo polifera;
  • Flora do Cerrado 1 e 2; 
  • Equinodermos;
  • O Mundo dos Insetos 1;
  • A Vida Privada das Plantas – viajando 1;
  • Manguezal – aula 41 (1 e 2) do Telecurso;
  • Um Oceano de Plástico – sobre a poluição marinha;
  • Poluição dos Mares – aula 42 (1 e 2) do Telecurso;
  • Mar Sintético (espanhol);
  • Animais marinhos sofrem com o lixo nos oceanos;
  • Mendel e as leis da hereditariedade.

Em REVISÃO: Aulas expositivas em vídeo, temos aulas com a voz e/ou  a imagem de professores revisando conteúdos de suas disciplinas:

  • DNA – estrutura;
  • Respiração Celular – glicólise 1;
  • Virologia.

Em ANIMAÇÕES, temos conteúdo elaborado por computação gráfica. Os que estão em inglês, vc pode clicar duas vezes no vídeo em exibição e, já na página do youtube, procurar por CC (close caption) na tela em exibição e aparecerá a opção de legendas em inglês. Também aparece o recurso de Tradução, mas, como é feito por máquina, não fica bom o resultado:

  • DNA;
  • DNA (mutation);
  • DNA (replication);
  • Meiosis;
  • Funcionamento do Sistema Digestório;
  • Tudo sobre Célula.

Algumas pessoas não estão conseguindo assistir aos vídeos. É preciso ter o Adobe Flash Player, que vc pode baixar diretamente no blog (Baixar o Adobe Flash Player). Outras não estão conseguindo postar comentários. Bem, no início, eu esqueci de habilitar esse recurso, mas agora é  muito simples. Clique em comentários abaixo de cada texto ou vídeo e vai aparecer um espaço em branco. Você preenche com sua opinião, clica em postar comentários. Se o site pedir, digite as letras que aparecerem para evitar spam. Siga as instruções e pronto!

É necessário Internet e acessar o blog para exibir os vídeos em sala? Não, necessariamente. Para evitar as quedas da rede, vc pode baixar, antecipadamente, os vídeos para o seu computador. Como? Clique 2 vezes no vídeo em exibição. Vc vai cair na página do youtube (dê preferência à página do Brasil). Então, do seu lado direito, vá até as 4 opções de download. Clique em FLV (que é a extensão flash). Se não conseguir, clique em mp3, porque vc poderá mudar a opção para FLV na página para onde for direcionado. O novo site onde vc cair capta o vídeo, converte e informa quando finalizado. Então, é só salvar no pendrive ou pc.

No blog, também tem as Reações: dá certo!, talvez! e não dá certo!  embaixo de cada arquivo. Através delas, gostaria de saber sua opinião quanto à aplicabilidade pedagógica do conteúdo postado. Por hoje é só. Esta semana não enviei nada, porque alguns professores me disseram que seria melhor concentrar todas as informações em um único dia da semana (de preferência, na sexta-feira) para evitar superlotação da caixa postal.
Então, até logo e bom “quase” final de semana!
Cristina Florêncio
TAE do CCB – UFPE